quinta-feira, 16 de junho de 2011

Como organizar sua loja


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Sua loja é sua vitrine.
Utilize-a como arma para vender mais.
Consultores destacam que varejistas precisam apostar na organização e na comunicação visual para ganhar clientes e maior competitividade.
Muitos pequenos comerciantes ainda não perceberam, mas na hora de conquistar o cliente e fazê-lo comprar, beleza, coerência e atualidade da loja são fundamentais. Especialistas em comunicação visual no varejo estimam que loja bem organizada pode ser responsável por uma fatia entre 30% e 40% das vendas.
"A vitrine é o cartão de visitas da loja. Se não encantar o consumidor, ele provavelmente não entrará e o comerciante perde a oportunidade de venda, sobretudo na chamada compra por impulso", destaca a analista de orientação empresarial do Sebrae-SP, Néia França. Isso funciona exatamente da mesma forma para as lojas.
A professora de vitrinismo do Senac-SP, Fátima Lourenço, afirma que os donos de pequenas lojas no Brasil ainda encaram a questão de forma equivocada. "A maioria não vê a contratação de um profissional especializado em vitrine e organização da loja como investimento, mas como custo, já que se costuma fazer o trabalho de maneira intuitiva, recorrendo a um gerente ou vendedor que tenha 'jeitinho' para organizar o espaço, a custo zero", ressalta. "Se investissem num projeto, com coerência técnica e integrado com o resto do visual da loja, esses comerciantes perceberiam o quanto a relação custo-benefício é vantajosa, em termos de resultados sobre as vendas".
Para o comerciante que não abre mão de fazer o trabalho, há cursos, oficinas e palestras sobre o tema. "Sempre valerá a pena o lojista buscar capacitação, até para aprender a valorizar a loja. Mas para executar ou orientar o trabalho, ele precisará ter um mínimo de habilidade, o que infelizmente nem todo mundo tem", alerta a professora.
Dicas para uma loja organizada:
# Coordene as cores para que a loja fique harmônica.
# Forme conjunto de segmentos, separando peças infantis das adultas.
# Organize todos os preços para que fiquem visíveis aos olhos do consumidor.
# Produtos em alturas diferenciadas dão a sensação de movimento e ritmo.
# Sempre que possível, utilizar expositores.
Fonte: Sebrae São Paulo

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